Você está pensando em abrir um bar, pub ou um restaurante e precisa comprar copos, sabe quais comprar? Com esta lista que nós preparamos para você, as suas duvidas acabarão.
Listamos 21 tipos de copos para bar com dicas de combinação de bebida, pois cada um tem a sua combinação em aparência e funcionalidade, consequentemente, irá influenciar no sabor da bebida se for servida no copo certo.
Você verá que muitos copos têm um formato especifico não só por beleza, mas para administrar a entrada de oxigênio na bebida, modificando o aroma e o sabor.
Os 21 tipos de copos para bar
Taça tulipa
Também conhecido como copo Pilsener, por ser o mais indicado para servir as cervejas do tipo Pilsen. O seu desenho favorece a formação do colarinho (creme da cerveja). Também é a taça escolhida para servir a “Pina Colada” por lembrar o formato do abacaxi, uma das frutas que compõe o drink.
Copo Pokal
Este é o tipo de copo que não pode faltar no bar, porque se não souber em qual copo colocar a cerveja, este é o copo que pode ser usada para todas, por uma questão de tradição.
Copo lager
Copo usado para as cervejas lagers. A sua estrutura auxilia a manter a temperatura e o gás.
Copo Weizen
Copo preferencial para a degustação da cerveja de trigo. É um copo grande, serve 500ml e o seu formato comporta a quantidade ideal de cerveja e colarinho.
Copo Long drink
É o mais comum dos copos para coquetéis, o seu formato é alto e fino. Tradicionalmente é usado para uma bebida de laranja chamada “Sex on the beach” por mostrar um efeito degrade das cores de maneira elegante e futurista.
Copo de suco
Muito parecido com o copo long drink, porém é mais “domestico”, sendo mais largo e baixo. Por isso, é ideal para sucos, por servir uma quantidade de 300ml aproximadamente.
Copo On The Rocks
É um dos copos para bar que não podem faltar no seu estabelecimento ou na sua casa para servir uma visita. Tradicional para servir o uísque, pois é um copo largo para acomodar várias pedras de gelo (Ice Rocks). No Brasil ganhou fama por servir muito bem caipirinhas, que tem uma grande quantidade de gelo e fruta.
Copo Old Fashion
Semelhante ao copo On The Rocks, é um copo indicado para coquetéis montados com gelo. A diferença para o copo On The Rocks é o formato da boca mais larga que a base, ou seja, com a finalidade para a adição de mais pedras de gelo gradualmente.
Copo Shot
É o copo padrão para a dose de uma bebida. Em primeiro lugar, quando falamos de uma dose, estamos nos referindo a aproximadamente 30ml, que é a quantidade de bebida que este copo comporta. A ideia é tomar a dose de uma vez só, daí vem o nome Shot (Tiro).
Copo de cachaça (de pinga)
Este copo tem vários nomes, é até mesmo chamado de mini americano e a sua única diferença para o copo shot é o seu desenho, com formas retas nas laterais. É o mais indicado para servir a cachaça, por uma questão de tradição.
Taça de água
A taça de água é uma das mais simples, não possui muita forma, até mesmo porque não pode chamar mais a atenção do que as outras bebidas, porém, mesmo assim oferece muita elegância.
Taça de degustação
É uma taça padrão para vinhos e destilados, pois adequa aparência e aroma para todas as bebidas. É uma taça “curinga” que, assim como o copo pokal, é uma boa escolha na hora de servir o vinho no caso de faltar a taça ideial.
Taça de vinho tinto
O vinho tinto precisa de oxigênio para liberar o seu aroma e intensificar o sabor, por isso o bojo é mais largo e vai se afinando até o topo, permitindo que o aroma fique dentro da taça.
Taça de vinho branco
Esta taça de vinho é mais curta que a de vinho tinto e mais fina também. Isso porque o vinho branco é uma bebida que deve ser consumida em temperaturas menores que a do vinho tinto e não pode subir de temperatura em contato com o ambiente.
Taça de vinho do porto
Idêntica a taça de vinho tinto, porém é muito menor. Por ser um vinho aerado, deve ser servido em pequenas doses, assim como o licor.
Taça de licor
O licor é uma bebida densa e doce, em outras palavras, para melhor apreciação, deve ser servido em pequenas doses e o formato e tamanho da taça de licor favorece a degustação, por promover instintivamente pequenos goles.
Taça para espumante
A taça para espumante possui uma haste longa, isso serve para evitar ao máximo o contato do calor da mão com a bebida. O seu formato estreito no topo tem a função de preservar o aroma e o gás da bebida.
Taça de conhaque
Também é conhecida como Balloon Snifter (Taça balão). O seu formato largo é justamente para um maior contato com o oxigênio e manuseio. Por isso, com o contato da mão, o conhaque aquece a bebida e favorece a liberação do aroma pela evaporação.
Em alguns lugares o conhaque é servido com um suporte para a taça com uma vela em baixo para aquecer a bebida. A taça tem um formato tão “abaloado” que pode ficar deitada sem a dose de conhaque cair.
Taça Irish Coffee
Esta taça tem o uso comum para o drink que dá o seu nome, o Irish Coffee, que é uma mistura de café com uísque irlandês, açúcar e chantily. Levando esta ideia em consideração, você pode aproveitar esta taça para servir outros drinks quentes de sua autoria.
Taça Coupette (Margarita)
A Taça Coupette é mais conhecida como margarita por ser mais usada para servir este coquetel clássico do México. Por conta deste formato único, ele facilita o trabalho do bartender no momento de crustar a taça (passar sal ou açúcar na borda).
Taça Martini ou coquetel
Uma das taças mais belas e é tradicionalmente usada para servir o Dry Martini e por isso tem este nome. Sua haste é longa para ajudar a manter a temperatura da bebida. Além disso, seu design concede mais criatividade ao bartender na hora de preparar qualquer coquetel. É uma das taças favoritas dos bartenders.
A lista foi grande e com certeza não falamos de todos os modelos de copos para bar que existem por ai.
Gostou da nossa matéria? Quer saber mais sobre copos para bar ou qualquer outro tipo de copo? Acompanhe o blog. Curta a nossa página no facebook e deixe um comentário sobre qualquer dúvida!
Não deixe de checar em nossa loja todos os modelos de copos para seu bar | www.rebalcomercial.com.br
Até a próxima!
Join the discussion