Muitas pessoas ainda utilizam colheres de pau em suas cozinhas, porém, as evoluções no mercado não param. Diante disso, diversos materiais modernos surgiram nos últimos tempos, um que já era utilizado, voltou a ser bem debatido, o bambu.

Além disso, foram feitos estudos que comprovaram que as colheres de madeira podem ser fonte de bactérias.

Por isso, aqui em nosso blog, como já falamos dos utensílios feitos com silicone, faremos uma comparação com os feitos com bambu.

O bambu na cozinha

utensilios-bambu-cozinha

Nos últimos tempos, o bambu vem ganhando espaço nas cozinhas, embora ele já fosse usado por sábios orientais, a muito tempo. Além disso, quando o colocamos em comparação com as colheres de madeira, por exemplo, ele se mostra superior.

Por exemplo, os utensílios de bambu são considerados bactericidas. Eles são mais resistentes ao calor e secam mais rápido. Para quem não abre mão da colher de pau, esta é uma excelente alternativa.

Não danificam o revestimento antiaderente dos recipientes e panelas. Seu cabo não aquece facilmente, por conta disso, é ideal para mexer alimentos que exigem um tempo longo de cozimento.

Não deformam e nem envergam. Ajudando a mexer misturas mais pesadas como polenta ou grandes quantidades de alimento.

Robustas e duráveis dependendo da qualidade da madeira. Porém, não é indicado usá-las por muito tempo. Quando começam a escurecer e manchar devem ser substituídas.

Por absorverem líquidos e resíduos, podem pegar cheiro e gosto. Apesar de resistentes, não devem ser consideradas eternas. Máquinas de lavar louça diminuem a vida útil das colheres de pau.

Comparação com o silicone

Como dissemos em outro post aqui no blog da Rebal, falamos sobre os utensílios de silicone, clique aqui para vê-lo.

O silicone por sua vez, é um material bem resistente em relação ao calor, porém, por ser um material mole, pode ser dobrado e envergado. Neste caso, o bambu sai ganhando.

Por outro lado, eles não mancham, não riscam e não pegam cheiro. São fáceis de higienizar, pois sua superfície antiaderente não absorve líquidos ou resíduos. O que também garante mais tempo de duração.

Já o bambu, ainda sofre com esse “problema” de pegar cheiro, nada impede que você o utilize, porém faça a higienização correta.

Por fim, podemos pensar que a melhor solução para a sua cozinha seria ter ambos os materiais. Uma vez que, cada um possui suas devidas vantagens, tornando-as necessárias.

Não deixe de conferir em nossa loja, você encontrará os melhores preços, além dos melhores utensílios. | Rebal Comercial

Se você tem alguma duvida a mais, deixe um comentário, assim no próximo artigo daremos continuidade ao assunto.

Até a próxima!