Você tem o dom de cozinhar ou gosta de trabalhar com alimentos, que tal aprender como montar uma cozinha industrial?

Essa é uma grande oportunidade de negócio para se montar hoje em dia. Sua principal função de uma cozinha industrial é a produção de alimentos variados para vendagem sob encomenda. Porém, não adianta investir nesse negócio se você não tiver clientes já firmados ou um público alvo.

Tudo isso, porque o objetivo de uma cozinha desse tipo é produzir alimentos em grandes quantidades. Portanto, se você vai fazer doces para vender, por exemplo, será preciso firmar parcerias com lojas de doces, lanchonetes que irão comprar para revender.

Porém, iremos mostrar uma série de dicas sobre como montar uma cozinha industrial que lhe ajudarão a ter sucesso:

O planejamento para abrir seu negócio

O planejamento é uma das coisas mais importantes em qualquer negócio. Não tem como montar uma cozinha industrial sem deixar as coisas bem claras antes de iniciar.

Portanto, recomendamos que você defina desde o inicio quais os tipos de produtos que serão produzidos. Faça uma pesquisa de mercado para saber se essa é uma ideia viável na região, planeje a compra de equipamentos.

Crie assim um plano de negócios bem organizado para sua nova cozinha industrial!

Não podemos esquecer também que por se tratar de um negócio que envolverá a produção de alimentos, é preciso focar ao máximo possível na higiene, tanto dos equipamentos de trabalho quanto do local em si. Se você tiver a oportunidade, eu recomendo que faça um curso de higiene e manipulação de alimentos antes de começar.

O local para se montar uma cozinha industrial

Um dos detalhes mais importantes sobre como montar uma cozinha industrial será a escolha do ponto de instalação. Pois sua cozinha precisará estar em um local apropriado para trabalhar com a produção dos diversos tipos de produtos.

Naturalmente não existe a necessidade de se instalar em locais de grande movimento em sua cidade, pois o objetivo não é vender instantaneamente. Mas sim fazer entregas através de encomendas, então não existirá um local específico para receber clientes.

Por outro lado o espaço interno precisará ser totalmente favorável, com uma boa iluminação, ventilação e organização em geral. É preciso ter a área onde será a produção, um banheiro no mínimo, um estoque e um local para lavagem dos equipamentos utilizados.

Algumas pessoas iniciam até mesmo a partir de casa. Portanto, desde que você tenha um local apropriado para trabalhar, vale a pena montar uma pequena cozinha industrial.

Como montar uma cozinha industrial?

Com todos os outros detalhes já prontos, você precisará de um contador para iniciar o processo de legalização da sua cozinha.

E então, uma série de processos deverão ser feitos, tais como:

  • Será preciso fazer o registro na junta comercial;
  • Dar entrada para receber seu CNPJ;
  • Ter a autorização de funcionamento da prefeitura municipal e o alvará de funcionamento da ANVISA.

Quando isto acabar, você já poderá começar a busca por fornecedores de matérias primas e planejar como será feita a produção dos seus produtos.

Quem não souber como montar uma cozinha industrial precisará ainda fazer uma pesquisa para selecionar os equipamentos necessários.

Como é o caso de fogões industriais, mesas, panelas e vários tipos de vasilhas, embalagens para os produtos.

O investimento para abrir o seu negócio

Com um investimento entre R$ 45 e R$ 150 mil Reais você poderá montar sua cozinha industrial e começar trabalhar, porém esse é um investimento bastante variável e que vai depender, principalmente, do porte que você deseja para seu negócio. A maior parte do investimento ficará por conta da compra de equipamentos, aluguel e organização do espaço, legalização do negócio, contratação de funcionários, a matéria prima e outros pequenos detalhes.

Trabalho e divulgação de seu negócio

Dependendo do tamanho da sua cozinha e da quantidade de produtos que fazer, será preciso contratar pelo menos mais uma pessoa para lhe ajudar nos trabalhos do dia a dia, pois no geral o seu principal afazer será a preparação dos produtos, distribuição e organização geral do seu espaço.

Outro detalhe fundamental para o desenvolvimento desse novo negócio será a divulgação, principalmente no inicio, pois os clientes só irão lhe conhecer se você mostrar a cara, então faça anúncios no rádio, em jornais locais e também é possível ir diretamente a essas empresas para fazer a sua oferta.

Uma cozinha industrial retorna o seu dinheiro? Vale a pena?

Uma das principais duvidas de quem está buscando informações sobre como montar uma cozinha industrial é quanto a lucratividade desse negócio. Afinal, será que abrir uma cozinha para produção de produtos alimentícios da dinheiro? A verdade é que da muito dinheiro sim, principalmente se você conseguir firmar parcerias com uma boa clientela, além disso, esse é um mercado que dificilmente irá ter uma grande queda.

Um bom exemplo disso são as pessoas que montaram uma cozinha industrial para fazer alimentos congelados para venda.

Na maioria dos casos, faz-se um contrato com supermercados e outros tipos de empresas, assim também como é possível vender diretamente para o consumidor final, e a vendagem desses produtos costumam ser sempre muito alta.

Se houver alguma outra dúvida, não deixe de nos perguntar!

Em nossa loja, você encontra os melhores preços para os utensílios que você precisa! Não deixe de dar uma olhada | Rebal Comercial

Até a próxima!