Existe uma coisa que precisa ser feita com muito cuidado e atenção, é a instalação de um fogão a gás. Por isso, é preciso de muita cautela para evitar vazamentos e acidentes graves!

Em primeiro lugar, identifique se seu fogão está preparado para receber tanto o Gás de cozinha, ou do famoso botijão, quanto o Gás natural, ou o também chamado de gás encanado. Fique atento a especificação de cada modelo.

fogao-industrial

Instalando seu fogão

Antes de tudo descubra se o seu modelo é compatível com o fornecimento de gás que você irá utilizar, sempre visando adaptações, se forem necessárias.

Quanto ao fornecimento, fizemos um post em que falamos dos dois tipos de gás que você pode encontrar, veja aqui.

Para a instalação de um fogão com o GLP, ou botijão de gás, primeiramente, você deve verificar se seu ambiente está com portas e janelas abertas, além de uma boa circulação de ar.

Assim, quando tiver certeza deste ambiente, prossiga abrindo o registro de gás e encaixe a mangueira do fogão. Em hipótese alguma utilize ferramentas, pois elas podem gerar faíscas quando em contato com o metal!

Depois desta instalação, não deixe de tentar perceber se você ainda sente o cheiro do gás muito forte. Neste caso, não ligue o fogão! Portanto, uma boa dica seria utilizar um pouquinho de sabão em volta da conexão que liga o botijão com a válvula. Uma vez que formadas bolhas, é sinal de que a instalação não foi feita corretamente, pois há um vazamento ali.

Em relação a instalação com o GN, ou gás natural, por ele já vir com toda a tubulação pronta, basta instalar uma vez e pronto, todo o gás será fornecido constantemente pela rede. A principal diferença é que nem todas as residências possuem essa tubulação, focando em prédios e em grandes cidades.

Outras considerações

Nunca deixe de consultar o manual de instruções do fabricante de seu fogão antes de começar qualquer instalação. Já no caso do gás encanado, o melhor é entrar em contato com o serviço autorizado do fabricante para que sejam feitas quaisquer mudanças necessárias.

O serviço normalmente é gratuito, quando realizado dentro do prazo de garantia ou se for a primeira instalação.

Em relação ao fogões que possuem acendimento elétrico, preste atenção na tomada para a ligação elétrica, nunca utilize adaptadores, benjamins, ou extensões para esses eletrodomésticos.

Estes podem causar acidentes, já que podem gerar faíscas ou até mesmo derreter com o calor, ocasionando curto-circuitos que são extremamente perigosos, fazendo com que seu fogão queime, ou pior, ocasione um incêndio.

Estas são algumas dicas para a instalação de seu fogão com segurança. No entanto, o ideal é consultar um especialista. Ou até mesmo chamar um técnico para auxiliar na instalação e não correr riscos.

Gostou da nossa matéria? Quer saber mais sobre fogões? Acompanhe o blog. Curta a nossa página no facebook e deixe um comentário sobre qualquer dúvida!

Não deixe de entrar em nossa loja e ver nossas opções de fogões | www.rebalcomercial.com.br

Até a próxima!