Isso mesmo, fritadeiras modernas utilizam água e óleo ao mesmo tempo, elas são muito utilizadas em comércios, restaurantes e lanchonetes. Você está se perguntando com isso funciona? Então vamos descobrir como elas funcionam e quais os benefícios deste equipamento.
Todos sabemos que, hoje em dia, alimentos fritos estão fazendo muito sucesso – e requerem que os estabelecimentos tenham fritadeiras elétricas industriais, de grande porte.
Porém, um lado negativo, é o alto consumo de óleo por parte destes equipamentos, por conta de repetidas preparações, os alimentos vão deixando resíduos, que prejudicam a qualidade do óleo.
A fritadeira que utiliza água e óleo
Com o intuito de utilizar melhor toda a quantidade de óleo, surgiu a fritadeira água e óleo. Esta fritadeira é um excelente investimento para quem almeja qualidade na fritura sem alterar o sabor do seu alimento.
Porém, todos sabem que água e óleo não combinam, como ela funciona?
O funcionamento da fritadeira
Este tipo de equipamento proporciona uma fritura de alta qualidade, e deixa o alimento com uma ótima textura. Bom, estes modelos não designados para uso doméstico, foram desenvolvidas para atender à demanda das empresas. Estes modelos podem ser encontrados tanto a gás ou elétrica.
Primeiramente, a água e o óleo não se misturam para fritar o alimento, eles ficam separados dentro da fritadeira.
A água é depositada no fundo da cuba, mas uma água com sal grosso, pois com essa mistura, a água se torna densa. Por cima da água com sal, na mesma cuba, vem todo o óleo de fritura, deixando-as separadas durante todo o processo.
No caso de fritadeiras elétricas, as hastes condutoras de calor ficam na altura que contém a camada de óleo. Quando elas geram o calor, esquentam apenas o óleo.
Os resíduos vão se depositando no fundo da água e, com isso, deixa o óleo sempre limpo, permitindo que mais alimentos sejam feitos no mesmo óleo. Para a limpeza da água que retém os resíduos, normalmente, há uma torneira de escoamento na parte traseira.
Alguns modelos possuem um sistema que evita o transbordamento do óleo. Elas possuem sensores que indicam ao operador se houver variação na quantidade de água e necessidade de limpeza.
Alguns benefícios da fritadeira água e óleo
Existem várias vantagens das fritadeiras água e óleo em relação a fritadeira industrial comum. As principais estão relacionadas à economia e qualidade do alimento.
Economia: Com a utilização da fritadeira água e óleo, você reduz de maneira significativa a necessidade de troca de óleo. Alguns fabricantes prometem uma economia de 60% de óleo. Em outras palavras, é possível utilizar o mesmo óleo de 10 a 15 dias;
Qualidade do alimento: Como o óleo se mantém puro, os modelos água e óleo oferecem melhor qualidade de fritura. Além disso, reduz a transferência de sabor e cheiro de um alimento para o outro em 95%. Com isso, você não se preocupa tanto com se uma fritura está com o cheiro de outra;
Facilidade de limpeza: A maioria dos modelos de fritadeira água e óleo possuem uma torneira de escoamento na parte traseira, que permite retirar a água com sal sem desperdiçar o óleo. Além disso, não há emissão de fumaça no preparo dos alimentos.
Gostou da nossa matéria? Quer saber mais sobre fritadeiras? Acompanhe o blog. Curta a nossa página no facebook e deixe um comentário sobre qualquer dúvida!
Não deixe de entrar em nossa loja e ver nossas opções de fritadeiras | www.rebalcomercial.com.br
Até a próxima!
Join the discussion