Atualmente, nenhuma cozinha, seja ela comercial ou doméstica, pode dispensar um liquidificador. Portanto, viemos aqui discutir um pouco sobre liquidificadores industriais e as principais diferenças da alta e a baixa rotação.

Trata-se de um equipamento versátil que possui um amplo leque em relação a preparar alimentos, indo de líquidos até os mais pastosos.

Liquidificadores industriais possuem diferenças dentre os vários modelos disponíveis no mercado. Portanto, como dissemos anteriormente, vamos falar sobre altas e baixas rotações, que serão fundamentais na sua escolha.

As diferenças entre os liquidificadores industriais e os domésticos

Primeiramente, temos de tratar a diferença entre as versões industriais e domésticas. Pois o doméstico, passa longe de ser o ideal para se ter em seu negócio.

Ele possui motores e sistemas de rotação de hélices bem frágeis, resultando em um desgaste caso utilizados no lugar dos industriais.

Os liquidificadores industriais são feitos com materiais mais resistentes, o que torna-os mais confiáveis e duradouros quando comparados com os domésticos.

Por serem feitos de aço inox, são mais práticos para limpeza, portanto, evitam a transferência de resíduos entre os alimentos preparados, como ocorre com o plástico, principal componente do liquidificador doméstico.

Outros pontos importantes que devem ser levados em conta:

  • A voltagem deles podem variar entre 110V, 220V e até bivolts;
  • A capacidade de volume pode variar de 1,5L, para menores quantidades, como sucos, até 25L, que são ideais para massas e maiores quantidades de preparo;
  • Eles são mais resistentes em tudo: como lâminas e o material externo; quando são feitos de aço inox, resistem a mudanças bruscas de temperatura e também ao atrito.

O que levar em consideração para sua cozinha industrial

Uma cozinha industrial é baseada em exigências que, ao serem ignoradas, como por exemplo, colocar seu liquidificador doméstico no lugar de um industrial, podendo gerar um imprevisto muito grande.

Portanto, não pense que estará economizando ao fazer isso, existem equipamentos que são feitos para o ambiente comercial, projetados para suprir a maior demanda, uma quantidade enorme de alimentos, a maior durabilidade e claro o tempo!

Já falamos aqui no blog sobre algumas dicas para abrir seu primeiro negócio no ramo alimentício, não deixe de levá-las em consideração. Portanto, com certeza, um liquidificador industrial está incluso neste planejamento que deve ser feito.

Alta e Baixa rotação dos liquidificadores

Agora, vamos ao principal, as diferenças entre os modelos que podem ser encontrados no mercado.

liquidificador-alta-rotacao

A alta rotação em um liquidificador industrial se destaca por sua velocidade. Porém, não é tão poderoso de força, por isso é recomendado para alimentos líquidos.

Desenvolvido com motor de 800w e 18.000 RPM (em média), normalmente é utilizado para quantidades menores, por ter sua capacidade menor em relação ao de baixa rotação, porém, seu tempo de preparo é bem mais curto (entre 10 e 20 segundos).

Uma outra informação crucial, recomenda-se que o liquidificador de alta rotação não fique ligado por mais de 1 minuto.

liquidificador-baixa-rotacao

Já a baixa rotação se destaca por sua força, porém, mais lento em relação ao de alta rotação, uma vez que é desenvolvido com um motor de 0,5cv e 3.500 RPM (em média) apenas. Por causa disso, ele é recomendado para alimentos mais consistentes, como massas de bolo, panquecas, molhos, entre outros alimentos leves.

Por isso, sua capacidade é bem alta, variando entre 2,0 L até 25,0 L. Como disse, seu motor é inferior ao de alta rotação, sendo 5 vezes menor, faz com que seu tempo de preparo se torne maior (entre 30 a 60 segundos).

Tenha sempre em mente que estes equipamentos servem para misturar líquidos com sólidos, não servindo como processador de alimentos, que tritura alimentos sólidos sozinhos. Sempre conserve seu liquidificador, sabendo utilizar o específico para sua situação.

Por fim, com isso você economiza seu tempo e dinheiro, mantendo seu equipamento por muito tempo.

Gostou da nossa matéria? Quer saber mais sobre liquidificadores? Acompanhe o blog. Além disso, curta a nossa página no facebook e deixe um comentário sobre qualquer dúvida!

Não deixe de entrar em nossa loja e ver nossas opções de liquidificadores para seu negócio | www.rebalcomercial.com.br

Até a próxima!