A cerâmica talvez seja a matéria-prima mais antiga do Brasil. Segundo registros, teve sua influência apontada desde os nossos nativos indígenas, os quais introduziram a cerâmica, o barro maciço, entre outros materiais aos colonizadores.

O prato de cerâmica como item de decoração

Hoje em dia, a cerâmica é muito bem vista quando utilizada nos aparelhos de jantar, estátuas, esculturas e objetos de decoração.

Se antes o prato de cerâmica era considerado um artigo de luxo, o qual poucos poderiam usar como utensílio de mesa, hoje em dia, ter um aparelho de jantar repleto de pratos de cerâmica é comum a todos.

Vantagens do prato de cerâmica

Durabilidade

Você consegue ter alguma ideia de quanto tempo atrás surgiu a cerâmica no mundo? De acordo com algumas pesquisas arqueológicas, foram descobertos alguns traços da cerâmica no final do período Neolítico, 26.000 a.C. A durabilidade da peça serviu para que, com o passar dos anos, a técnica de criar pratos de cerâmica apenas se aprimorasse, o que nos leva aos tipos e modelos que existem hoje.

Personalização

Se falamos em durabilidade, não temos como fugir do aspecto da personalização, isso porque os pratos de cerâmica são aqueles tipos de louças que agradam a todos, devido à quantidade imensa de modelos, texturas e artes encontradas.

Pode-se dizer então que os pratos de cerâmica evoluíram com o tempo, conforme a época e o gosto das pessoas.

Utilidade

Não somente como utensílios domésticos, a cerâmica em si é utilizada também como decoração, textura, construção, entre outros. Não é à toa que é uma das matérias-primas mais antigas do mundo que conhecemos hoje, não é mesmo?

Gostou da nossa matéria? Quer saber mais sobre pratos de cerâmica ou qualquer outro tipo de prato? Acompanhe o blog. Curta a nossa página no Facebook e deixe um comentário sobre qualquer dúvida!

Até a próxima!